28/02/13 16:50:33
Grupo GSH inaugura no programa Canoas Saúde moderna Sala de Gestão
Foto: Divulgação/GSH
O sistema da GSH é o primeiro do país a disponibilizar graficamente informações integradas e autoexplicativas referentes aos indicadores operacionais e de gestão da saúde pública

Foi inaugurada na manhã de hoje (28), no prédio da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas, município localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, a Sala de Gestão e Monitoramento. O sistema, desenvolvido e implantado pelo Grupo GSH - Gestão e Tecnologia em Saúde, é o primeiro do país a disponibilizar graficamente informações integradas e autoexplicativas referentes aos indicadores operacionais e de gestão da saúde pública. A visualização dessas informações em tempo real, instrumentaliza o gestor de modo que ele possa tomar decisões mais assertivas. 

Montada em uma “sala aquário”, localizada na sede da secretaria, a estrutura conta com dez painéis de LED, permite o gerenciamento da Atenção Básica, consultas especializadas e dos exames de laboratório e de imagem. Os próximos passos serão o controle dos serviços hospitalares e de materiais e medicamentos. Essa novidade vem qualificar visualmente as análises exclusivas processadas por intermédio da ferramenta de Business Intelligence da GSH (B.I.), que busca as informações nos diversos sistemas que operam os processos de trabalho de todas as áreas da saúde como Almoxarifado/Farmácia, Laboratório, Regulação, Controle e Avaliação, Gestão da Contratualização, Gestão PPI etc.

O trabalho que a GSH vem desenvolvendo junto à Secretaria da Saúde de Canoas é um ótimo exemplo de funcionamento, não só dessa importante ferramenta, mas da estratégia de trabalho em si que reúne esforços do setor público e da iniciativa privada.  

Conforme conta a gerente do projeto Canoas Saúde da GSH, Lilian Dornelles, o sistema tem uma configuração dinâmica, sendo possível, a qualquer momento cruzar novos dados na Sala de Gestão e Monitoramento. “Os gestores podem perceber que precisam de outros dados, como o detalhamento dos exames oferecidos no município, por exemplo. Em poucos dias o processo é desenvolvido e criamos a tela solicitada”, explica.

Lilian aponta que por meio da Sala de Gestão e Monitoramento as informações chegam até os gestores da SMS de forma muito mais ágil e eficaz.  “Enquanto o gestor está em seu ambiente de trabalho, despachando ou em uma reunião, ele está, também, visualizando resultados do andamento da fila do teleagendamento, por exemplo”, destaca. Além disso, a utilização do B.I. facilita o cruzamento das informações, que antes precisavam ser buscadas individualmente dentro do sistema, sendo possível agora através de cubos, a geração de gráficos mais específicos e dinâmicos. “Se o gestor quiser estabelecer um indicador para crianças de zero a um ano, se pode relacionar dados específicos, unificando no mesmo gráfico informações como o local de residência da criança, se realizaram consultas ou não. Enfim, é possível ver o real andamento de cada um dos indicadores pré-estabelecidos”, finaliza. 

Fonte: Comunicar Brasil
 
12-08-2014
Teleagendamento de Saúde da GSH em Canoas garante o Prêmio Gaúcho de Qualidade e Inovação
 
06-02-2014
Sistema de Saúde da GSH é considerado exemplo de Gestão a ser seguido. (Revista Veja)
 
18-11-2013
AGHOS garante mais um prêmio para a Saúde de Canoas
 
16-12-2011
16-12-2011
12-11-2011
24-11-2011